A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS LINGUAGEIROS NA MONITORIA DE LÍNGUA FRANCESA

Autores

  • Beatriz Barbosa Moreira de Lima
  • Ticiana Telles Melo

Resumo

Com o desenvolvimento dos estudos sociolinguísticos voltados para a área pedagógica, a partir dos anos 70, o ensino de línguas estrangeiras também passa a se adequar e evoluir para um ponto de vista interativo no meio social. Desse modo, o Conselho Europeu, com o advento do Século XX, desenvolveu o Quadro Comum de Referência para as Línguas, no qual se propõe o ensino de línguas estrangeiras numa abordagem acional, ou seja, ter o aluno como ator principal de sua aprendizagem, priorizando a interação e a elaboração de atividades ou projetos próximos da vida real. Neste conceito, cabe ao professor oferecer as ferramentas para que o aluno possa, ao final de uma aula ou de uma unidade didática, realizar uma tarefa, que pela sua definição, é uma atividade verossímil com a realidade, podendo ser metalinguística ou de qualquer natureza comunicativa (Long e Crookes, 1992). Durante as aulas de monitoria de língua francesa, utilizou-se tal abordagem, por meio virtual, e ao final de cada unidade didática, pediu-se a realização de uma tarefa, e assim os alunos trabalharam suas compreensão e expressão oral, compreensão e expressão escrita e interação. Este trabalho pretende mostrar como as tarefas têm um lugar privilegiado nos resultados esperados durante as aulas de monitoria, pois tais trabalhos possuem resultados satisfátorios no que diz respeito ao incentivo e à concretização da autonomia de um aluno de Língua Estrangeira (Pietrowski, 2010).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência