A IMPRESSÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA DO QUARTO SEMESTRE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO APRENDIZADO DA SEMIOLOGIA MÉDICA E A ATUAÇÃO DOS MONITORES NESSE PROCESSO.
Resumo
Introdução: A pandemia trouxe consigo diversos desafios para a educação médica, sendo necessário reinventar formas de ensino. No entanto, algumas cadeiras eminentemente práticas se viram fortemente ameaçadas com o distanciamento social, como a semiologia médica. Metodologia: Foi realizado questionário virtual por meio da plataforma GoogleForms utilizando a escala de Likert para avaliar a satisfação dos alunos em diversos aspectos na cadeira de semiologia médica, e questionado sobre atuação dos monitores. Resultados: Foram coletadas 26 respostas ,1/3 da turma dos 80 alunos que cursaram o quarto semestre. Dos analisados 22(80%) concordam que o aproveitamento do conteúdo piorou após o início da pandemia; 10(38%) concordam que a forma de avaliação online foi um método satisfatório.Com relação aos monitores 10(38%) concordam que sua atuação auxiliou para suprir a falta de aulas práticas no período, tendo 20(76%) alunos concordado que seu monitor se mostrou presente ao longo da pandemia e também 20 alunos concordaram que a divulgação de vídeos didáticos gravados por monitores auxiliou no seu aprendizado. Discussão: Percebe-se que a pandemia se refletiu em um período de dificuldades também na nossa escola médica, seguindo relatos de outros países. Diante disso, é evidente que apesar das dificuldades enfrentadas, o fato de a UFC estar mantendo o ensino a distância já diferencia nossa escola de diversas outras até a nível internacional. No entanto a atuação dos monitores foi vista de forma bastante positiva pelos alunos entrevistados. Tal fato talvez se deva a maior proximidade e facilidade de comunicação entre alunos, maior facilidade de acesso por meio de redes sociais e esforço conjunto da equipe de monitores para gravar aulas extras. Conclusão: Portanto, a UFC apresentou destaque internacional mantendo o ensino a distância e a atuação dos monitores, na percepção dos alunos da cadeira de semiologia, foi de suma importância nesse processo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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