A INTEGRAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES DA MONITORIA DE AC-0478 - ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Carlos Alberto Nascimento Souto Junior
  • Patrik Luiz Pastori

Resumo

A disciplina AC-0478 (Entomologia Agrícola) contempla em seu conteúdo programático a interação entre os insetos-praga e as plantas de relevância agrícola, além dos métodos de controle desses artrópodes, consolidando então, os conhecimentos necessários para implementação de programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP). Para abordar esse conteúdo são ministradas aulas teórico-práticas, de forma presencial, em uma constante busca para tornar a assimilação do conteúdo mais acessível. Com a implantação das medidas sanitárias impostas pela pandemia causada pelo coronavírus, a disciplina foi ministrada na modalidade remota, representando um desafio para os estudantes, o monitor e o professor. Com o objetivo de aprimorar a assimilação de conteúdo e facilitar a comunicação, o papel da monitoria foi estabelecer uma 'ponte' entre os discentes e o docente, na troca de informações, tirando dúvidas, contribuindo na gravação e produção de conteúdo e de material e no atendimento online. Durante 2020-1, utilizou-se: Um grupo 'WhatsApp' para contato direto entre os estudantes e o monitor; o Google Drive para compartilhamento de material de apoio; aplicativos diversos para gravação de aulas abordando conteúdos práticos e de revisão de conteúdo ministrado e; foram ofertadas aulas de monitoria via Google Meet em tempo real para maior interação e tira-dúvidas acerca dos conteúdos ministrados na disciplina. Por fim, uma pesquisa utilizando o Google Forms foi aplicada para verificar se os objetivos na utilização de plataformas digitais visando facilitar o aprendizado foram atendidos e, o resultado apontou um feedback positivo sobre o papel da monitoria ao longo da disciplina no formato remoto sendo considerado de grande relevância para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados ao longo do semestre, além de facilitar a comunicação com o professor. Assim foi possível realizar, dentro das condições impostas, as atividades de integração das plataformas digitais à serviço da monitoria.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência