A MONITORIA COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ESTUDANTES E ANDAMENTO DA DISCIPLINA DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA NAS LESÕES DESPORTIVAS EM PERÍODO DE PANDEMIA
Resumo
Introdução: O Programa de Iniciação à Docência é uma atividade desenvolvida durante a formação acadêmica dos estudantes e, dentre as várias atribuições do monitor, no atual cenário de pandemia e ensino remoto teve a função de contribuir com o andamento da disciplina e dar o suporte necessário aos alunos para o melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados. Objetivo: O seguinte trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da monitoria no processo de aprendizagem dos conteúdos e andamento do módulo de Clínica Fisioterapêutica nas Lesões Desportivas (CFLD) em período de pandemia. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo transversal de caráter quantitativo, em que foi enviado aos alunos que cursaram a disciplina de CFLD em 2020.1 um questionário através do Google Forms contendo quatro questões objetivas sobre a importância da monitoria no aproveitamento da disciplina, no período de pandemia, a disponibilização de materiais e a contribuição para a aprovação. Resultado: Dentre 36 alunos matriculados, 17 destes responderam ao questionário. Sobre o questionamento se monitoria contribuiu para o aproveitamento da disciplina: dos 17, 82,4% respondeu Sim e 17,6% Talvez. Quanto aos estudos dirigidos foram ferramentas úteis para o aprendizado: das 17 foi obtido 100% respostas Sim. Sobre a monitoria ter auxiliado no período de pandemia: das 17, 58,8% responderam Sim, 23,5% Talvez e 17,6% Não. Em relação a quanto a monitoria ajudou na aprovação na disciplina, em uma escala de 1 a 5: das 17, 35,3% deram nota 5, 23,5% deram nota 4, 23,5% deram nota 3, 11,8% deram nota 2 e 5,9% deram nota 1. Conclusão: De modo geral, a monitoria foi capaz de contribuir para o aprendizado e aprovação dos alunos através do uso de ferramentas de estudo, além disso, auxiliando o seguimento da disciplina no modelo de ensino remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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