A MONITORIA DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO RECURSO DE ACOMPANHAMENTO AO DISCENTE

Autores

  • Ana Lenilce Lopes de Sousa
  • Jose Carlos Siqueira de Souza

Resumo

Em 2020, a comunidade acadêmica foi levada a adaptar-se ao ensino remoto. Dessa forma, o planejamento das duas monitoras de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa de realizar um grupo de incentivo à leitura e discussão acerca da produção literária de autores africanos foi substituído pela orientação dos alunos à nova modalidade de ensino. A proposta do trabalho foi acompanhar os alunos em relação às dúvidas de dois segmentos: a produção das atividades e acesso aos recursos on-line utilizados. Objetivamos manter a qualidade do aprendizado e incitar o engajamento e reflexão dos alunos acerca dos temas propostos pelo professor da disciplina, respeitando as limitações surgidas pela adaptação ao ensino remoto. Nesse contexto, após receber as instruções do professor orientador sobre as adaptações no cronograma de atividades da disciplina, foi criado um canal de comunicação em grupo entre os alunos e monitoras, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Dessa forma, os questionamentos dos discentes seriam sanados de maneira rápida. Ademais, também foi realizada uma reunião on-line com revisão e tira-dúvidas para a avaliação individual. Acreditamos que os objetivos foram atendidos, pois além de responder perguntas sobre o uso da plataforma Solar e de acesso a videoaulas complementares em uma plataforma de vídeos, os alunos obtiveram, pelas monitoras, orientações extras sobre o conteúdo discutido nas aulas. O trabalho resultou em um bom engajamento dos alunos nas atividades, além de trabalhos com qualidade. Consideramos que o trabalho exercido possibilitou aos alunos uma adaptação suave ao ensino remoto, garantindo um ótimo padrão de aprendizado e na elaboração das atividades, em adição ao auxílio oferecido perante os obstáculos do ajuste ao ensino remoto. Para os próximos meses, o objetivo será manter tais resultados, porém estimulando um maior debate entre os próprios discentes, por meio de fóruns de discussão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência