A MONITORIA E O ENSINO REMOTO: UMA PROPOSTA DIGITAL PARA AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA 399

Autores

  • Deyse Carla da Silva Mota
  • Aurea Suely Zavam

Resumo

A disciplina Estágio em Ensino de Leitura visa oferecer ao aluno de Letras conhecimentos sobre o processo da leitura de forma a propiciar a observação de aspectos teóricos e empíricos referentes ao ensino de língua portuguesa, conforme determinações dos Documentos Oficiais que regem a educação do País. Com base nesse postulado, no semestre 2020.1, o projeto de monitoria da referida disciplina teve como desafio e objetivo a adaptação da orientação de ensino e aprendizagem monitorada. Para tanto, inicialmente, um questionário online foi disponibilizado aos alunos, totalizando 19 respostas. Foram abordados aspectos como i) interesse em receber indicações de textos e cursos relacionados a disciplina, ii) disponibilidade de wi-fi em casa, iii) acesso à internet no celular, iv) interesse na comunicação se estabelecer via e-mail e WhatsApp. O resultado das respostas do público sobre a indicação de textos e cursos foi: 95,7% revelou interesse. Como resultado das respostas para a disponibilidade de internet wi-fi em casa, 100% dos alunos responderam que sim. Entre os que tinham acesso à internet via celular, 56,5% responderam que não. Acerca do interesse da comunicação se estabelecer também via WhatsApp, 91,3% demonstraram interesse. Além disso, 100% dos alunos demonstraram interesse na comunicação via e-mail e WhatsApp. Dessa maneira, como atividades principais da monitoria, foram realizados compartilhamentos semanais de textos teóricos que versavam sobre orientações dos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de leitura e/ou que abordassem propostas linguísticas aplicadas ao ensino da leitura em língua portuguesa. Dessa forma, sugere-se que a criação do grupo no aplicativo WhatsApp, elucidações para composição das oficinas, orientação para observação da prática pedagógica e produção do trabalho final, foram, entre outras, as atividades mais relevantes propostas e desenvolvidas na monitoria, com impacto no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência