A MONITORIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Livia Guimaraes Peixoto Castro
  • Milena Pereira Brandão
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

A publicação do Decreto nº 33.510, em março de 2020, determinou a suspensão obrigatória de atividades educacionais presenciais em escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública do Estado do Ceará devido a pandemia da COVID-19, a fim de atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de distanciamento social para conter a disseminação do vírus. Nesse contexto, instituições de ensino, como a UFC, tiveram que adaptar-se a uma modalidade de ensino emergencial, o ensino remoto, passando a utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como meios de transmissão do conhecimento. Dessa maneira, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PID) tiveram que acompanhar as alternativas utilizadas nas diversas disciplinas, auxiliando em ambientes virtuais de educação. O objetivo foi realizar uma análise reflexiva sobre as ações desenvolvidas na monitoria das disciplinas de Instrumentalização para o Estudo de Ciências I (IPEC I) e Instrumentalização para o Ensino de Ciências IV e V (IPEC IV e V) no ensino remoto. Este é um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência que visa refletir acerca de atividades desenvolvidas de maneira remota e dos desafios impostos por essa realidade. Como resultados, observou-se, dentre outros fatores, um baixo rendimento estudantil, dificuldades financeiras ou de saúde, que prejudicaram o aprendizado com o uso de TDICs. As ações da monitoria concentraram-se em intervenções focadas nas redes sociais, como o blogue e Instagram, contando com postagens para divulgação e atualização sobre as atividades promovidas pelo Laboratório de Ensino em Biologia (LEBIO), a fim de gerar maior identificação e engajamento dos discentes. Conclui-se então que o remoto não fornece artifícios suficientes para a completa atuação dos monitores no auxílio às disciplinas, contudo também proporcionou aprendizados relevantes, visto a ascensão do uso de TDICs na educação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência