A MONITORIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Aracy da Silva Mendonca Sousa
  • Maria José Costa dos Santos
  • Carlos Alves de Almeida Neto
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do monitor (a) no projeto de Iniciação à docência (PID) na disciplina Ensino de Matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará – UFC, no semestre de 2020.1 (diurno), durante as atividades remotas na pandemia do novo coronavírus/ COVID2019. Dentre as suas atribuições, o monitor auxilia o professor nas atividades didáticas desenvolvidas, inclusive utilizando-se de Tecnologias de Informação e Comunicação. Metodologicamente este trabalho é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com observações participantes, tendo como sujeitos a professora, a monitora e os alunos matriculados na disciplina no semestre 2020.1. Para este trabalho, acompanhamos as aulas síncronas através da plataforma Meet, e assíncronas, com observações participantes durante as aulas onli-ne. Desse modo, as atividades realizadas na referida disciplina foram: discussões dos textos, apresentação de vídeo aulas, jogos interativos, fóruns e questionários a serem respondidos via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, objetivando assim uma melhor aprendizagem dos conteúdos matemáticos necessários a formação do pedagogo, tendo como premissa a metodologia de ensino adotada durante o ensino presencial, a Sequência Fedathi (SANTOS, 2016, 2018) e (BORGES NETO, 2013). Constatou-se inicialmente, que os estudantes ao iniciarem as atividades remotas, apresentaram dúvidas relacionadas ao SIGAA, principal meio de comunicação entre professor e aluno, além das dificuldades com as realizações das atividades propostas pela professora no ensino remoto, os quais recorriam a monitoria diariamente para auxiliá-los nas demandas da disciplina. Assim, concluímos ser essencial a atividade de monitoria junto a disciplina, além de atuar como intermediadora entre professores e alunos, pautando sua formação docente através das ricas experiências seja no âmbito presencial ou virtual de sala de aula.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência