A NECESSIDADE DE CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES PARA MAXIMIZAR A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL.

Autores

  • Alan Martins de AraÚjo
  • Yasmim Dantas Braga
  • Carla Renata Figueiredo Gadelha

Resumo

Por meio desse trabalho objetivou-se explicitar a importância de se conhecer a situação vivida pelos estudantes da disciplina de Embriologia e Histologia Animal (AF0734), sobretudo em um período delicado de pandemia, para que seja fomentada uma sala de aula rica em comunicação e parceria, a fim de superar os obstáculos de forma conjunta e maximizar a aprendizagem. Nesse sentido, é conveniente ressaltar que as informações sobre a realidade dos alunos foram obtidas por meio da disponibilização de um formulário online, via Google Forms, no qual 100% dos estudantes indicaram possuir acesso à internet, sendo majoritariamente via Wi-Fi. Além disso, 41,2 % dos alunos não possuíam um local adequado para realizar as atividades acadêmicas e 47,1 % apresentaram dificuldades em acompanhar o ritmo da nova forma de ensino remoto, o que tornou visível a necessidade da atuação do corpo de monitores para melhorar pontos como concentração e organização. Ademais, mesmo diante das dificuldades, 88,2% dos estudantes demonstraram que estavam conseguindo cumprir as atividades propostas e 72,7% indicaram haver a necessidade de auxílio, por meio das monitorias, para ajudar a organizar os horários. Dessa maneira, vê-se que foi necessário aplicar algumas indagações para entender a nova dinâmica enfrentada pelos estudantes e também foram abertos espaços para que fossem expostas as possíveis barreiras a serem enfrentadas no decorrer do semestre letivo. A exemplo, alguns alunos conciliavam as aulas e o trabalho durante a semana, então, frente a isso, foi possível ofertar monitorias no fim de semana para contemplá-los com a retirada de possíveis dúvidas sobre o conteúdo ou dar orientações. Torna-se visível, portanto, a importância de se entender a realidade dos estudantes, pois através disso possibilitou-se a adaptação às diversas situações experimentadas pelos alunos e o fomento de um ambiente em que tais alunos se sentissem confortáveis a procurar ajuda ou sugerir melhorias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência