A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE AULAS TEÓRICAS ASSÍNCRONAS OFERECIDAS EM ATIVIDADES DE MONITORIA SOBRE FISIOLOGIA HUMANA

Autores

  • Gabriela Cacau Sousa Santos
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

INTRODUÇÃO: Considerando que a metodologia tradicional de aulas teóricas presenciais e síncronas devido às suas características de local e horário engessados, frequentemente, contemplam apenas uma minoria de alunos no que se refere à satisfação quanto à eficiência de suporte acadêmico, a presente pesquisa disponibiliza a gravação de monitorias de fisiologia, avaliando o impacto do prescindível deslocamento e da flexibilização de horários de monitores e alunos para a efetividade de monitorias teóricas de fisiologia, com o fito de desconstruir e propor uma alternativa àquela metodologia tradicional. OBJETIVOS: Comparar a preferência entre a monitoria presencial, tradicional ou a monitoria virtual e assíncrona. METODOLOGIA: Foi aplicado questionário que coletou dados quanto à preferência de alunos que estão no 2º semestre do curso de Medicina da UFC para o acompanhamento da monitoria teórica de fisiologia em relação aos horários (se flexíveis ou pré-estabelecidos); ao deslocamento até a faculdade (se prescindível ou imprescindível); e, em última análise, ao âmbito (se virtual ou presencial), bem como ao rendimento de cada um desses. O formulário apresentava opções de preferências ou indiferença. RESULTADOS: 90,9% dos alunos marcaram que preferem aula assíncrona; 81,8% dos alunos marcaram que preferem não se deslocar até a faculdade; 54,5% dos alunos marcaram que preferem aulas virtuais e 63,3% dos alunos marcaram que consideram mais produtiva a aula virtual e assíncrona em relação ao seu rendimento em aulas teóricas de monitoria de fisiologia presenciais ou virtuais. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que a monitoria de Fisiologia Humana disponibilizada de forma virtual e assíncrona é avaliada positivamente pela maioria dos estudantes participantes, como alternativa à aula teórica, tradicional e presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência