A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) ACERCA DO ENSINO DE ANATOMIA DURANTE A PANDEMIA.

Autores

  • Jad Gabriele Silva Maia
  • Bruno Araújo de Freitas
  • Helena Raquel Nogueira de Oliveira
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: Durante a atual pandemia, houve, segundo Pasini, Carvalho e Almeida (2020, p. 4) “adaptação docente e discente, acerca de diversos programas, aplicativos, ferramentas (...) utilizadas na educação” .OBJETIVO: Entender a percepção dos alunos sobre o ensino de anatomia durante a pandemia. MÉTODO: Utilizou-se um formulário de 8 perguntas, compartilhado nos grupos de “WhatsApp” das turmas. RESULTADOS: 37 alunos, do 1º ao 3º semestre, - de diferentes cursos da UFC, como enfermagem, medicina e odontologia -, responderam. Todos consideram as aulas práticas de anatomia muito importantes e, consequentemente, a grande maioria (97,3%) apontou que a aprendizagem foi prejudicada no formato de aulas remotas, principalmente pela memória visual facilitar a aprendizado (83,8%) e pela ausência do estudo em grupo no anfiteatro da faculdade (78,4%). Ademais, uma quantidade considerável (89,2%) sentia-se mais motivada a estudar anatomia durante as aulas presenciais, e, no ensino remoto, além das aulas ministradas pelos professores, a ferramenta mais utilizada foi o atlas (51,4%), seguida das videoaulas gravadas pelos monitores (21, 6%), o que demonstra que o trabalho destes foi importante para auxiliar o ensino durante a pandemia. Por fim, quando questionados acerca de vantagens das aulas remotas, 8 estudantes consideram que não há, com relato de “me senti prejudicado por não ter conseguido aprender com profundidade. Não sei qual a textura do osso, o tamanho real deles pois a imagem é diferente pela tela do monitor”, o que, segundo o aluno, afeta a formação competente dos profissionais. Dentre as principais vantagens identificadas pelos discentes estão, a possibilidade de rever as aulas (35%) e a flexibilização dos horários (32%), havendo mais tempo para estudo e revisão. CONCLUSÃO: O ensino de anatomia durante a pandemia foi prejudicado, porém as videoaulas dos monitores, a possibilidade de rever aulas gravadas e o fato de ter mais tempo contribuíram para o aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência