A PERCEPÇÃO DO EAD E MONITORIA NO MÓDULO DE NUTROLOGIA
Resumo
Introdução: No contexto atual, a pandemia submeteu toda a comunidade acadêmica a buscar novas alternativas de ensino e aprendizagem, como o EaD. O módulo de Nutrologia, do 5º semestre de Medicina foi bastante impactado, tendo que ser interrompido por duas vezes, avaliações adiadas, durando ao todo, 6 meses (Excluindo o período sem aulas oficiais da UFC). Para facilitar a comunicação entre coordenação e alunos, foi necessária também a atuação dos monitores do módulo nesse processo. Objetivos: Analisar a percepção dos estudantes acerca do módulo em EAD e das atividades de monitoria. Metodologia: Por meio de entrevista realizada de forma online, 9 alunos (11,25% da turma) responderam a 3 perguntas: “Qual a sua opinião geral sobre o módulo (pontos positivos e negativos), associados ao EAD ou não?”; “A monitoria antes da prova ajudou?” e “O contato com os monitores facilitou a comunicação com o corpo docente e a coordenação do módulo?”. Baseado nas respostas, foi realizada uma análise qualitativa das respostas. Resultados: Na primeira pergunta, a resposta mais prevalente foi que, apesar de um ótimo início na modalidade EaD, o módulo deixou a desejar em alguns momentos, principalmente após o período em que o coordenador do módulo não esteve presente por motivos de saúde. A plataforma de acesso as aulas foram elogiadas, por ser muito clara e intuitiva para os alunos, além da flexibilidade para os horários. Quanto as outras perguntas, os alunos, de maneira geral, relataram que os monitores facilitaram a comunicação, com professores e coordenação, pois a comunicação direta não se mostrava efetiva, além de referirem que as aulas de monitoria auxiliaram de maneira expressiva na elucidação dos assuntos. Conclusão: Com base nos argumentos expostos, pode-se depreender que a metodologia em EaD, apesar de necessária, é tida ainda como dificuldade por boa parte dos alunos, cabendo então aos monitores, tentar facilitar os entraves que surgem nesse momento difícil.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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