A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA ACERCA DOS IMPACTOS DA REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE AULAS PRÁTICAS NO MÓDULO DE GASTROENTEROLOGIA E CIRURGIA DIGESTIVA

Autores

  • Juliana Oliveira Gurgel
  • Breno Wellington Mesquita Silveira
  • Carlos Eduardo Lopes Soares
  • Fernando Antonio Siqueira Pinheiro

Resumo

Introdução: Devido à pandemia, o número de aulas práticas do curso de Medicina foi reduzido a fim de evitar aglomerações. O objetivo desta pesquisa é entender a percepção dos estudantes do 5º semestre do curso de Medicina da UFC acerca dos impactos da redução da carga horária de aulas práticas no aprendizado no módulo de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva. Metodologia: A pesquisa foi aplicada por meio de um formulário virtual, elaborado pela plataforma Google Forms, aos alunos que cursaram o módulo de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva em 2020. Resultados: Trinta e nove alunos responderam o questionário. Trinta e oito deles (97,44%) afirmaram que a redução da carga horária prática afetou o seu aprendizado no módulo. Vinte e oito participantes (71,79%) se consideraram aptos a realizar uma anamnese abordando sintomas da gastroenterologia e 11 (28,21%) se consideraram inaptos a realizar tal atividade. Os alunos que se consideraram aptos realizaram, em média, 5,82 anamneses no módulo, enquanto os alunos do segundo grupo realizaram 1,72 em média. Vinte e um participantes (53,85%) se consideraram aptos a realizar um bom exame físico na investigação de queixa gastroenterológica e 18 (46,15%) se consideraram inaptos a desempenhar tal tarefa. Os participantes que se consideraram aptos realizaram, em média, 3,57 exames físicos ao longo do módulo, enquanto o segundo grupo realizou, em média, 1,94 exames físicos. Treze participantes (33,33%) se consideraram aptos a realizar ambas as atividades. Estes participaram de, em média, 6,76 aulas práticas. Oito estudantes se consideraram inaptos a realizar ambas as atividades, os quais participaram de, em média, 3,13 aulas práticas. Conclusão: Quase todos os participantes da pesquisa sentem que a redução da carga horária prática prejudicou o seu aprendizado ao longo do módulo. Aqueles alunos que participaram de menos atividades práticas se sentem menos aptos a realizar um exame clínico abordando queixas da gastroenterologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência