A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ORTODONTIA

Autores

  • Lais Sousa Santos
  • Patricia Leal Dantas Lobo
  • Juliana Oliveira Gondim
  • Cauby Maia Chaves Junior
  • Pedro Cesar Fernandes dos Santos

Resumo

A disciplina de odontologia ortodôntico-pediátrica I (OOP1) é ministrada para os alunos do sétimo semestre do curso de odontologia da UFC. A OOP1 apresenta carga horária de 96 horas/aula, sendo estas divididas em aulas teóricas e prático-laboratoriais. A disciplina busca caracterizar informações sobre ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares e a sua correlação com as demais áreas da odontologia. Até então, não houve nenhuma pesquisa baseada na satisfação do corpo discente. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos alunos do curso de odontologia acerca da disciplina de OOP1 destacando os pontos fortes e as fragilidades da metodologia adotada pela mesma, assim como apresentar sugestões para a sua melhoria. A pesquisa foi feita através dos formulários Google Formulários, com a participação voluntária de 35 alunos do sétimo ao décimo semestre no ano de 2020. O questionário foi composto de afirmações em escala Likert, perguntas de múltipla escolha e de espaços para comentários e sugestões. O conteúdo dos questionamentos teve por objetivo extrair dos participantes relatos de experiências vividas na disciplina, estratégias de ensino ideais e formas gerais de melhorar o aprendizado. A maioria dos participantes considerou que a experiência na disciplina foi satisfatória, no entanto alguns alunos relataram dificuldades e falta de aptidão para a confecção de aparelhos, aulas teóricas com conteúdos densos e avaliações muito extensas. Em contrapartida, houveram comentários sobre a boa orientação dos professores no acompanhamento aos alunos e participação ativa dos alunos monitores. As sugestões feitas pelos alunos no geral foram sobre a disponibilização de vídeos das aulas práticas, utilização de metodologias ativas e correção comentada das avaliações. Portanto, pode-se concluir que a disciplina tem cumprido bem o seu papel no processo de ensino-aprendizagem, porém pode impelir melhorias para que esse processo ocorra de forma mais didática e facilitada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência