A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE CURSAR ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA MODALIDADE REMOTA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos alunos sobre a realização do componente curricular “Estágio em Educação Infantil” na modalidade remota. Sabemos que a experiência de estágio supervisionado em Educação Infantil é um momento crucial na formação docente, em que acontece uma interlocução entre universidade e os ambientes de creche/pré-escola, sendo possível problematizar a prática educativa, pensar e experimentar o fazer de forma crítica e reflexiva (OSTETTO, 2000). Com a pandemia da COVID-19, vivemos o distanciamento social, o fechamento das escolas e universidades e a adoção do ensino remoto. Esse estudo acompanhou uma turma que teve seus primeiros encontros presenciais, sendo os demais realizados de forma remota. Para a construção de dados foi utilizado um formulário online que abordou aspectos gerais, tecnológicos, sócios-emocionais e metodológicos dessa experiência. É possível afirmar que os alunos consideram “razoável” a qualidade dessa experiência. Destacaram as atividades de planejamento de experiências com as crianças, e posterior apresentação desses planejamentos nos encontros virtuais da turma, como uma estratégia metodológica eficiente na aproximação do cotidiano da prática docente; como desafios foram apontadas a adaptação às metodologias do ensino remoto e a insuficiência de recursos (a acessibilidade do chip que foi insuficiente e o auxílio da UFC para compra de equipamentos que chegou tardiamente); como aspecto negativo mencionaram as lacunas na formação docente geradas pela impossibilidade de realizar o estágio nos Centros de Educação Infantil. Pode-se concluir que o estágio realizado de forma remota não substitui o presencial, mas apresenta-se como alternativa possível, considerando-se o fechamento das creches e pré-escolas públicas de Fortaleza e as restrições de acesso colocadas pela rede privada nesse momento de pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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