A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Fernando Degani Vazquez
  • Giovana Marina Lucena de Sousa
  • José Ricardo Sousa Ayres de Moura
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino da anatomia humana está intrinsecamente ligado à prática. Em 2020, as medidas de distanciamento social trouxeram novos desafios para o ensino, já que a Universidade Federal do Ceará está há muito habituada com a modalidade presencial, o que se faz importante especialmente na disciplina de anatomia humana, na qual o distanciamento social impediu a ocorrência de monitorias práticas presenciais. OBJETIVOS: Demonstrar como o ensino remoto influenciou no aprendizado dos alunos na disciplina de anatomia humana. METODOLOGIA: Para coletar as respostas dos alunos, foi utilizado formulário eletrônico no qual constavam perguntas sobre a relevância da disciplina para os alunos, quais dificuldades eles enfrentaram durante o ensino remoto e como eles avaliavam o próprio aprendizado durante o semestre. Ao todo, foram obtidas 21 repostas, sendo 16 de alunos do curso de Medicina, 3 de Odontologia e 2 de Enfermagem, todos entre o primeiro e terceiro semestres. Dos entrevistados, 57,1% eram do sexo feminino e 42,9% do sexo masculino. RESULTADOS: Observou-se todas as respostas consideravam a matéria importante para a sua formação profissional, tendo o ensino remoto diminuído o interesse pela matéria de 47,6% dos entrevistados. As principais dificuldades relatadas, foram a ausência das aulas práticas e a consequente falta de contato com as peças anatômicas reais, o que fez com que os alunos relatassem muita dificuldade na visualização e integração do conteúdo. Quando perguntados sobre como avaliavam o próprio aprendizado, 47,6% considerou-o como regular ou ruim, tendo apenas uma pessoa entrevistada considerado o seu aprendizado como excelente. CONCLUSÕES: Dessa forma, conclui-se que, apesar de o ensino remoto ter sido necessário durante o período de isolamento social, essa não é a modalidade de ensino preferida pelos alunos quando referente à disciplina de anatomia humana, tendo imposto dificuldades e impactado negativamente no aprendizado final dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência