A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA SOBRE O USO DE “FLASHCARDS” DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA.

Autores

  • Guilherme Pinho Cardoso
  • Catarina Brasil D'alva
  • Danielle de Souza Bessa
  • Virgínia Oliveira Fernandes Cortez
  • Gustavo Manfio Leme de Campos
  • Manoel Ricardo Alves Martins

Resumo

INTRODUÇÃO: Durante a graduação em medicina os estudantes empregam várias estratégias de estudo para memorizar grandes quantidades de informações adquiridas durante educação médica. Dentre as ferramentas disponíveis para facilitar esse processo, os “flashcards” – “Cartas” elaboradas pelo próprio estudante ou por terceiros, que contém uma pergunta na frente e uma resposta no verso relacionado à algum ponto específico do assunto estudado e que são mostradas para o estudante de acordo com o grau de confiança dado às respostas- demonstram-se de grade valia por estimularem uma abordagem ativa do conteúdo associada a técnica de revisões espaçadas. OBJETIVO: Entender a percepção dos alunos do curso de medicina sobre os “flashcards” enquanto ferramenta de estudo durante a graduação médica. MÉTODO: Aplicou-se um questionário online que questionava se os alunos conheciam e utilizavam a metodologia e se a consideravam uma ferramenta de estudo adequada durante para o curso de medicina. O questionário poderia ser preenchido por alunos de todos os semestres da graduação do curso de medicina. RESULTADOS: 51 discente finalizaram o preenchimento do formulário. Desses, 67% afirmaram conhecer o método, mas apenas 34% já utilizaram como ferramenta de estudo durante a graduação. Daqueles que utilizaram a ferramenta 83% concordaram que os “flashcards” são uma excelente ferramenta de estudo e de revisão durante a formação médica. CONCLUSÃO: Os “flashcards” apesar de serem conhecidos por uma parcela considerável dos estudantes de medicina ainda são subutilizados pelos graduandos. Entretanto, aqueles que utilizam a ferramenta atribuem-na grande valia. Conflito de interesses: Não há.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência