A PLATAFORMA ARDUÍNO COMO OPÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO.

Autores

  • Edson Gomes Feitosa
  • Diego Rodrigues de Araújo
  • Fernando Talvanes Braga Silva
  • Luiz Soares Júnior
  • Rômulo do Nascimento Rodrigues
  • Luiz Soares Junior

Resumo

Metrologia e Instrumentação são disciplinas obrigatórias e complementares no curso de Engenharia Mecânica UFC – Fortaleza. As aulas práticas em laboratório para essas disciplinas são um desafio à parte em virtude da limitação de equipamentos de medição, do número elevado de estudantes e da carência de uma metodologia de aprendizagem motivadora. Diante desses desafios, este trabalho, de natureza exploratória e experimental, concebeu três práticas de medição utilizando a plataforma open-source de prototipagem eletrônica Arduino® para medição das grandezas temperatura, pressão e altitude. A placa Arduino UNO Modelo R3 permite a comunicação via cabo USB com dispositivo portátil. A segunda parte do trabalho pesquisou, nas bases de dados da Capes, sobre referenciais teóricos para metodologias de aprendizagem e avaliação. A Taxonomia de Bloom foi selecionada para auxílio na elaboração dos planos de aula práticas. Trata-se de uma classificação sistemática de objetivos de aprendizagem (aquilo que se espera que o estudante saiba ao final) organizados de forma hierarquizada do nível crescente de complexidade. São explorados os domínio cognitivo, psicomotor e atitudinal do estudante. Os planos de aula estão sendo revisados para esse conceito de aprendizagem e avaliação. Os três experimentos foram finalizados, mas, em virtude da pandemia, não puderam ser validados com estudantes em sala de aula, presencialmente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência