A PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

Autores

  • Lucas Rodrigues Memoria Avila
  • Sandra Maia Farias Vasconcelos

Resumo

Neste período em que somos assolados pela pandemia do novo COVID-19, a Universidade Federal do Ceará optou por readequar suas atividades ao ambiente digital. Este trabalho surge nesse contexto, em que acompanhamos uma turma da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, do curso de Letras. Buscamos apresentar como se evidencia o letramento digital, observando a experiência com o Google Classroom, com alunos da referida disciplina no semestre 2020.1, que ocorreu majoritariamente de forma remota. Nosso objetivo é refletir acerca das experiências vivenciadas no ambiente digital e como esse momento afetou as práticas acadêmico-científicas desenvolvidas na disciplina. Os alunos usufruíram da plataforma Google Classroom, principalmente para o acompanhamento da disciplina e a entrega das atividades propostas. No final do período, cerca de 54% responderam um formulário para relatar a experiência com a plataforma. Os dados foram utilizados para refletir sobre a experiência dos alunos com a ferramenta e como ela impactou nas produções acadêmicas escritas solicitadas. Os resultados reafirmam a hipótese de que os recursos digitais auxiliam o processo de produção e intermediação entre os alunos e o professor/monitor, além de agilizar o processo de avaliação. Entre os participantes, mais de 92% não tiveram problemas com a plataforma, mais de 71% avaliaram como boa ou ótima a interação com as atividades, mais de 92% avaliaram positivamente a possibilidade de responder e enviar as atividades pela própria plataforma e menos de 8% tiveram dificuldades com os recursos. Em um momento em que o contato presencial foi prejudicado, as plataformas contribuem na conexão com os alunos e nos processos de avaliação. A contribuição percebida nesta pesquisa, com seus pontos positivos e negativos, poderá auxiliar na aplicação da plataforma para outros contextos, seja de ensino de escrita acadêmica ou outras possibilidades não previstas nesta pesquisa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência