A PLATAFORMA SOLAR COMO FERRAMENTA PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA SOBRE A QUESTÃO NACIONAL E A IDEIA DE BRASIL MODERNO (1920-1930)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a escrita da História a partir das leituras e reflexões oriundas da disciplina de História do Brasil III e do uso da plataforma Solar – ambiente virtual desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará – como ferramenta de ensino e aprendizagem. O espaço online disponibiliza diferentes instrumentos didáticos como a opção de fóruns temáticos em que comentários sobre os conteúdos abordados podem ser realizados. Foi através dessa função que o projeto “Intelectuais, Estado e Cultura: A questão nacional e a ideia de Brasil moderno (1920 e 1930)” pôde incentivar os alunos a desenvolverem a escrita historiográfica reunindo os conhecimentos adquiridos nas aulas, na leitura dos textos e no próprio debate entre os pares propiciado pela tecnologia da plataforma Solar. Tendo como base perguntas norteadoras pensadas pelo professor orientador e pelos alunos monitores, os discentes da disciplina puderam exercitar sua capacidade de reflexão, síntese e escrita; elementos imprescindíveis na formação em História. Esse estudo se utiliza do texto de Michel de Certeau, “A Escrita da História”, para pensar o exercício de escrita no ofício do historiador; assim como de textos concernentes ao período da disciplina como “A modernidade republicana” de Maria Tereza C. Mello, “A Formação das Almas” de José Murilo de Carvalho, “Formação da classe operária e projetos de identidade coletiva” de Cláudio H.M. Batalha, entre outros que possibilitaram a compreensão da construção do complexo cenário político e histórico brasileiro onde muitos sujeitos disputaram a supremacia de seus ideais. Ainda que de forma remota, o aproveitamento dos alunos foi de grande valia, haja vista os textos desenvolvidos de maneira crítica, destacando pontos relevantes para a formação discente em História, objetivo maior da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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