A POESIA DA DIVISÃO: É DIVIDINDO QUE ACONTECE A MULTIPLICAÇÃO

Autores

  • Kaio Cesar Bandeira da Rocha
  • Rafael Guimaraes Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

A universidade é recheada de artistas, uma vez que a ciência é uma manifestação da arte. Dessa forma, as atividades realizadas no laboratório são inspiradoras, tanto no uso de fotografias quanto no modo de descrever a observação realizada no microscópio. Nesse contexto de expressões da arte, encontra-se a poesia, que consiste na composição de escrever versos com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens. Durante o processo de criação de uma poesia, torna-se necessário o momento de inspiração em que o artista, a partir de seu trabalho como cientista, transcreve o trabalho realizado de forma poética, para uma compreensão universal. Para que consiga montar uma poesia, o estudante precisa estudar o assunto de forma suficiente a adequá-lo a diferentes públicos, dessa forma, a elaboração de apresentações de caráter poético pode atuar como mecanismo de auxílio no processo de ensino-aprendizagem do próprio estudante. O presente trabalho tem como finalidade desenvolver um cordel descritivo a respeito do ciclo celular visando facilitar a aprendizagem do conteúdo teórico-prático da disciplina de Biologia Celular para os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Na monitoria, os estudantes costumam fotografar suas lâminas para rever depois e revisar o conteúdo já estudado. Com isso, surgem registros fotográficos que servem como fonte de inspiração para a produção literária. Portanto, a produção do cordel surgiu a partir de uma fotografia e a apresentação do texto seria em sala de aula, entretanto, devido à pandemia da Covid-19, essa experiência teve que ser adaptada para uma plataforma digital e enviada para os estudantes a fim de avaliar os efeitos relacionados a aprendizado e por meio de um formulário mensurar o nível de satisfação e entusiasmo referente ao trabalho apresentado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência