A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
O objetivo desse trabalho é descrever a prática docente vivenciada na disciplina de Sociologia da Educação I do curso de Pedagogia diurno e noturno em 2020.1, fundamentada pela Pedagogia Histórico Crítica, criada no Brasil por Dermeval Saviani e colaboradores, a partir dos referenciais do Materialismo Histórico e Dialético, principalmente, pelas teorias de Antônio Gramsci. A PHC consiste na reflexão crítica sobre a sociedade, numa relação dialética no processo de ensino e aprendizagem, tendo a educação formal como um dos meios para a emancipação humana e para a superação da sociedade capitalista. Durante o semestre de 2020.1, o estado pandêmico trouxe muitos desafios, exigindo de docentes e discentes a adaptação às Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCI) e toda a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem em meio a uma pandemia. No entanto, com o esforço coletivo, juntamente com o intenso diálogo entre os sujeitos envolvidos e considerando a realidade concreta, princípios que a PHC preconiza, foi possível realizar as atividades acadêmicas, buscando garantir a sua qualidade. O trabalho de monitoria centrou em auxiliar os grupos de alunos que são formados na disciplina, orientando nas discussões em grupo, sobre os diferentes referenciais teóricos; participar dos encontros síncronos, prestando auxílio à docente com as plataformas digitais, fomentando e participando dos debates teóricos. Essa primeira aproximação como a docência no mundo virtual se apresentou de forma desafiadora, complexa e, por certas vezes, instável e difícil, mas a prática docente é uma constante de aprendizagens, de reflexão, de respostas às dificuldades que se apresentam no cotidiano. Tendo em vista todos os percalços que a comunidade acadêmica passou, o lócus da disciplina não se perdeu, o exercício da criticidade sobre os fenômenos sociais, sobre os sujeitos, sobre a educação foi uma constante ao longo do semestre.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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