A READAPTAÇÃO DO PROCESSO DE ESCRITA PARA ROTEIRO AUDIOVISUAL NAS AULAS REMOTAS

Autores

  • Francisco Evaldo Sousa dos Santos
  • Marcelo Didimo Souza Vieira

Resumo

Esse trabalho parte das experiências de monitoria das disciplinas de roteiro ministradas no ano de 2020, no curso de Cinema e Audiovisual, especialmente a cadeira de “Oficina de Roteiro”, ministrada no 1° semestre do ano e que veio a sofrer grandes alterações em decorrência da readaptação das aulas presenciais para remotas, previstas para todos os cursos acadêmicos devido a pandemia do covid-19. O principal objetivo discutido era de conseguir que os alunos tivessem um bom aproveitamento das aulas, de modo que desenvolvessem as capacidades fundamentais propostas pelas disciplinas; como conseguir ler um roteiro audiovisual, aprender as etapas/desafios que se encontram nesse processo de escrita e exercitar a roteirização de projetos, sem que se prejudicassem pelo não contato com os professores e demais discentes em sala de aula ou mesmo por falta de condições de acesso à internet. Dessa forma, a fim de integrar e estimular esse processo de escrita nos discentes, foi proposto novas abordagens e exercícios quinzenais para que os alunos conseguissem desenvolver sua criatividade e não se esvaíssem pelo distanciamento. Assim, através destas metodologias, os monitores de roteiro foram necessários para dá o suporte e acompanhar os desafios que os alunos apresentassem nesse processo de aprendizagem. No fim, o aproveitamento das disciplinas foi possível, mesmo com alguns contratempos, visto que a comunicação conseguiu ser estabelecida em partes e os discentes puderam entender as etapas para a elaboração de roteiro para cinema, desenvolvendo também pequenos projetos de roteiros próprios ou adaptados de algum material (filme ou escrito) já existente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência