A READAPTAÇÃO DO PROCESSO DE ESCRITA PARA ROTEIRO AUDIOVISUAL NAS AULAS REMOTAS
Resumo
Esse trabalho parte das experiências de monitoria das disciplinas de roteiro ministradas no ano de 2020, no curso de Cinema e Audiovisual, especialmente a cadeira de “Oficina de Roteiro”, ministrada no 1° semestre do ano e que veio a sofrer grandes alterações em decorrência da readaptação das aulas presenciais para remotas, previstas para todos os cursos acadêmicos devido a pandemia do covid-19. O principal objetivo discutido era de conseguir que os alunos tivessem um bom aproveitamento das aulas, de modo que desenvolvessem as capacidades fundamentais propostas pelas disciplinas; como conseguir ler um roteiro audiovisual, aprender as etapas/desafios que se encontram nesse processo de escrita e exercitar a roteirização de projetos, sem que se prejudicassem pelo não contato com os professores e demais discentes em sala de aula ou mesmo por falta de condições de acesso à internet. Dessa forma, a fim de integrar e estimular esse processo de escrita nos discentes, foi proposto novas abordagens e exercícios quinzenais para que os alunos conseguissem desenvolver sua criatividade e não se esvaíssem pelo distanciamento. Assim, através destas metodologias, os monitores de roteiro foram necessários para dá o suporte e acompanhar os desafios que os alunos apresentassem nesse processo de aprendizagem. No fim, o aproveitamento das disciplinas foi possível, mesmo com alguns contratempos, visto que a comunicação conseguiu ser estabelecida em partes e os discentes puderam entender as etapas para a elaboração de roteiro para cinema, desenvolvendo também pequenos projetos de roteiros próprios ou adaptados de algum material (filme ou escrito) já existente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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