A REALIZAÇÃO DE DEBATES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA AMBIENTAL.

Autores

  • Amalia Kessia Nobre Maia
  • Iury Leite da Cruz
  • Juliana Barroso de Melo

Resumo

As metodologias ativas de ensino vêm ganhando espaço no meio acadêmico pois contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e auxiliam na formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. Um exemplo dessa metodologia é a realização de debates, que permite um maior engajamento entre os alunos, o compartilhamento de opiniões e dúvidas, além da oportunidade de construir conhecimento de maneira coletiva. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo utilizar esse sistema na universidade através da leitura de um artigo científico sobre desastres ambientais e posterior realização de um debate de maneira virtual, em razão da pandemia da COVID-19. O método foi aplicado com a turma de Certificação e Auditoria Ambiental do Curso de Ciências Ambientais no período letivo de 2020.2. Os alunos foram divididos em duplas onde cada uma delas escreveu uma pequena resenha sobre o artigo estudado. Além disso, as equipes escolheram um desastre ambiental para discutir no debate, podendo este ser um dos acontecimentos tratados no artigo ou não. O debate se deu de forma individual. Dessa forma, cada estudante expôs sua opinião por cerca de cinco minutos, além de interagir com os outros discentes que escolheram abordar o mesmo tema ou outro desastre. A maioria dos alunos presentes na reunião participaram das discussões. Ao final do debate, concluímos que houve uma boa aceitação por parte dos alunos. A temática abordada mostrou-se bastante interessante para a turma. Houve a exposição de opiniões diversas, o que contribuiu para a construção de conhecimento realizada de modo coletivo e não convencional. O desenvolvimento de atividades com os alunos é essencial para a formação dos discentes monitores, pois permite ganho intelectual e experiência profissional através da troca de conhecimentos entre alunos monitorados, monitor e orientador.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência