A REINVENÇÃO DA PRAXIS DOCENTE DA DISCIPLINA DE ORÇAMENTO CORPORATIVO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Raquel da Silva Arruda
  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

INTRODUÇÃO. Com a crise sanitária eclodida nos meados de março de 2020, o impacto no cotidiano dos indivíduos foi visível. A realidade educacional então, vislumbrou uma verdadeira ruptura de fortes proporções, inclusive no âmbito das universidades federais de impacto ímpar, dada a imposição das aulas remotas e simultaneamente a constatação de seu corpo docente, deter de pouco familiaridade ou mesmo nenhum domínio das tecnologias digitais educacionais. QUESTÃO NORTEADORA. Sob esta perspectiva a seguinte problemática emergiu: Como o professor de Orçamento Corporativo se reinventou na sua práxis docência no ensino remoto emergencial? PRINCIPAL TRAÇO TEÓRICO. Blikstein et al. (2020): Blikstein et al. (2020), Cardial e Ferreira (2020) e Idoeta (2020) são incisivos:“... Sair do presencial para o online requer mais que colocar na rede ou filmar-se diante de uma câmera”. Como previsto por Kenski (2012), fluida, mutante, a escola virtual é um ícone de um novo tempo tecnológico do espaço educativo. DELINEAMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS. A investigação configurou um estudo de caso único. Na coleta dos dados se usufruiu da entrevista semiestruturada, por meio dos aplicativos de mensagens de texto, áudio e vídeo. Também se apropriou de artefatos documentais: planos de aula e videoaulas. O período de pesquisa foi de julho a setembro de 2020. O procedimento analítico se apoiou nos contrastes teóricos e nas análises de conteúdo. O processo de validação considerou a contraprova junto ao alunado da referida disciplina. ANÁLISE DOS RESULTADOS. O desafio do professor foi se desvincular do seu ethos comportamental usual, a despeito da capacitação vivenciado. Os 24 momentos, evidenciaram dúvidas, inseguranças, reflexões, desvios de planos, improvisos. À GUISA DE CONCLUSÃO. Foram edificadas novas experiências pedagógicas, a manifestação da empatia de aprendizagem em via dupla e o ouvir educacional mais apurado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência