A RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DE UM MINICURSO DE ANÁLISE E CRIAÇÃO LITERÁRIA NA MONITORIA DE LITERATURA PORTUGUESA I
Resumo
O presente trabalho pretende apresentar e discutir algumas reflexões no tocante à relevância da aplicação de um minicurso de análise e criação literária como parte das ações desenvolvidas pelo projeto de monitoria da disciplina de Literatura Portuguesa I. Assim, os monitores elaboraram e aplicaram, durante o semestre de 2020.1, o minicurso intitulado "Aspectos da Literatura Portuguesa: um laboratório de análise e criação literária", o qual tratou sobre: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Barroco portugueses. Metodologicamente, o minicurso foi dividido em oito encontros, em um período de dois meses, para o debate dos textos-base que guiaram as discussões feitas, tendo como principais referenciais teóricos Massaud Moisés (1988) e António José Saraiva (1999). Ademais, a cada encontro, também era enviada aos cursistas uma atividade virtual sobre o que havia sido debatido. Dessa forma, objetivávamos fixar o conteúdo programático bem como suscitar as diferentes habilidades dos alunos e, assim, acompanhar a evolução de cada um. Outrossim, como última etapa de ação, os monitores, após colherem toda a produção escrita feita pelos discentes, confeccionaram um caderno de análise e criação literária. Nesse sentido, desejaram-se uma compilação e uma materialização de todo o conhecimento construído. Ao fim de tudo e por meio de um formulário google com 10 perguntas de ordem avaliativa, atestamos, pela opinião dos alunos, que o minicurso ofertado evidencia a sua importância não somente por abordar questões extracurriculares (como o escrever literário), o que acaba por enriquecer a formação acadêmica dos monitores, assim como dos demais atingidos, mas também por se mostrar relevante ao auxiliar os alunos não só na disciplina, uma vez que dilatou o olhar deles para a literatura em suas mais diferentes esferas de abordagem, haja vista que tocou em pontos muito caros aos estudos literários, suprindo, ainda que de forma tímida, eventuais carências do currículo acadêmico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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