A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA NO CONTEXTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS REMOTAS EMERGENCIAIS
Resumo
Pode-se afirmar que as circunstâncias trazidas pela pandemia da COVID-19 em 2020 estão entre as mais desafiadoras em décadas para profissionais da educação, com instituições de ensino fechadas por tempo indeterminado e a implementação de planos emergenciais de ensino remoto. Destarte, coloca-se que professores em formação possuem uma visão única da situação educacional, pois a enfrentam como futuros profissionais e como atuais alunos. A partir desta premissa buscou-se compreender a relevância dada à Didática por alunos ingressantes da disciplina, no atual contexto de atividades acadêmicas remotas emergenciais, este sendo o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, foram propostos questionários digitais para alunos de duas turmas de Didática, matriculados na Universidade Federal do Ceará - UFC no período 2020.2, com a principal questão: “Qual a importância da Didática no atual momento de atividades acadêmicas remotas?”. Ressalta-se que os alunos questionados estavam ingressando na disciplina, permitindo, assim, relacionar seu entendimento leigo às suas expectativas em meio à pandemia. Foram obtidas repostas de 36 alunos de Pedagogia e 33 alunos de diferentes licenciaturas, como Ciências Biológicas, Geografia e Dança. Após análise dos resultados pôde-se observar, em primeiro plano, uma visão da Didática direcionada para o senso comum, centralizando a disciplina na “transmissão e absorção de conteúdo”, bem como na busca de técnicas de ensino. Porém, os respondentes levantaram que a importância da área é máxima neste momento, sobretudo para que o processo de ensino e aprendizagem não seja prejudicado pelas limitações e dificuldades impostas pelo ensino remoto emergencial, sendo a dispersão, o cansaço e a desmotivação as principais citadas. Ademais, colocou-se a acessibilidade e a compreensão das diferentes realidades vivenciadas pelos alunos diante à pandemia como principais pontos a serem trabalhos didaticamente pelos professores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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