A RELEVÂNCIA DE UM MINICURSO DE CONVERSAÇÃO SOBRE LITERATURA PARA OS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL.
Resumo
Sabendo que muitos alunos ingressantes do curso de licenciatura em Letras com habilitação Português/Espanhol da Universidade Federal do Ceará apresentam dificuldades em interagir oralmente em língua espanhola, o projeto “Monitoria dos Semestres Iniciais de Língua Espanhola” de 2020 tem como principal objetivo auxiliar esses alunos estimulando a produção e a interação oral por meio de um curso de conversação em que a literatura é utilizada como um recurso didático para alcançar este fim. Ao estudarmos e ensinarmos uma língua, é preciso compreender que, tal como afirmam Cassany, Luna e Sanz (2009), a língua é, sobretudo, comunicação. Uma língua não existe sem interação. Logo, ao estudarmos a comunicação, especialmente a oral, estudamos aspectos linguísticos, sociais e culturais. Tendo em vista essas afirmações, Muñoz (2006) assinala que não existe povo sem produções poéticas e mitológicas e ressalta ainda que essas expressões são ricas em dizer sobre esse mesmo povo. Apesar de existir uma resistência ao uso do texto literário nas aulas de língua estrangeira, muitos autores, como Mota (2012), salientam que a sua utilização como recurso didático contribui principalmente para a oralidade, pois é um material autêntico que transmite conhecimentos tanto linguísticos quanto culturais. O curso de conversação se desenvolveu a partir do tema principal “O Amor na Literatura” em que as obras selecionadas apresentam um tipo de relação amorosa. Os nove encontros, realizados uma vez na semana através da ferramenta virtual Google Meet, foram organizados em atividades de pré-leitura, leitura do texto e pós-leitura. A análise desta pesquisa consiste em uma avaliação comparativa da fala dos participantes gravadas em áudios, a fim de identificar se há uma notória evolução na fluência, pronúncia e no vocabulário. Esperamos, portanto, que este projeto possa fomentar tanto o ensino e aprendizagem de espanhol quanto a leitura de obras da literatura espanhola e hispano-americana.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.