A TUTORIA COMO FERRAMENTA DE ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS DO CCA EM CURSOS DE EXTENSÃO

Autores

  • Daniela Andreska da Silva
  • Guilherme Severino Holanda
  • Luana Raissa Albuquerque Magalhaes da Silva
  • Francisca Silvania de Sousa Monte

Resumo

Diante do cenário desafiador decorrente do novo coronavírus, a comunidade acadêmica teve que se reinventar em distintas metodologias por meio do ensino remoto, fazendo-se necessário o conhecimento de diversas ferramentas e modelos de gestão. O presente trabalho relata a experiência obtida pelos professores e tutores para condução do Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa, onde os alunos elaboraram e abordaram projetos sistematizados com norteamento teórico-metodológico disponibilizado pelos professores do curso. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo a realização de um curso de extensão pela plataforma Solar, inserindo os bolsistas do PAIP (Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência) como tutores para o aprimoramento da formação do estudante junto à gestão universitária. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, na busca de retratar as vivências tidas no exercício de tutoria nos cursos de extensão quanto à sua importância e a sua relação com os objetivos propostos. Para isto, utilizaram-se dados secundários vindos de bibliografias e análises documentais, sintetizadas pela técnica de triangulação de dados com o propósito de entender sobre os conceitos relacionados ao tema da tutoria. Em suma, pode-se considerar que o uso da tutoria é uma das ferramentas para o ensino remoto, trazendo diversas possibilidades que ultrapassam a relação tradicional professor-aluno, tornando consequentemente o aprendizado mais eficiente. Entretanto, nota-se que este modelo ainda se é premente para muitos alunos que tendem a passar por um processo de ambientação com estas novas ferramentas. Portanto, é necessário que tanto o professor como o tutor, utilizem da integração entre outras ferramentas tecnológicas como uso de mídias interativas e recursos que chamem atenção dos alunos e possam de certa forma ser um facilitador do conteúdo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência