A UTILIZAÇÃO DA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS PARA AUXILIAR O APRENDIZADO NA DISCIPLINA “PARASITOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM”
Resumo
O uso de técnicas alternativas aos métodos tradicionais de ensino vêm sendo cada vez mais utilizados visando assim um maior aproveitamento no aprendizado dos alunos. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi avaliar se a atividade de "Discussão de Casos Clínicos" foi eficaz para o maior engajamento dos alunos em estudar o assunto e consolidar seus conhecimentos. Tratou-se de um estudo quantitativo transversal feito com alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de do Ceará (UFC), que cursavam a disciplina “Parasitologia Aplicada à Enfermagem” no semestre 2020.1. Foi avaliada uma das atividades realizadas na monitoria, a "Discussão de Casos Clínicos" e, ao final do semestre, foi submetido aos alunos um questionário da plataforma Google Forms para analisar as repercussões dessa atividade para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Do total dos discentes participantes, 16 alunos avaliaram a atividade por meio dos questionários. Pode-se perceber que 100% deles concordaram totalmente que a problematização tornou o aprendizado bem mais ativo, que a educação sanitária é extremamente necessária no combate e prevenção dessas doenças, e que a saúde da coletividade depende de diversos fatores sociais, políticos e econômicos. 93,75% concordam totalmente que a visualização de um contexto clínico facilita o aprendizado e que os casos ajudaram a esclarecer a fisiopatologia dos parasitas. 81,25% concordam totalmente que a atividade tornou mais prático e dinâmico o aprendizado. 62,5% concordam totalmente que tem dificuldades com o conteúdo de parasitologia e que o auxílio do monitor ajudou parcialmente. Os métodos alternativos colaborativos, como a "Discussão de Casos Clínicos" são excelentes ferramentas no auxílio do aprendizado e que ajuda de diversos formas, visto que o conteúdo é denso, altamente técnico. Constatou-se que essas atividades auxiliam bastante na construção e na fixação do conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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