A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA ENGENHARIA
Resumo
A Programação Computacional para Engenharia é um componente de fundamental importância para o desenvolvimento do profissional de engenharia, visto que é cada vez mais necessário ganhar tempo, reduzir custos e ter resultados eficientes e eficazes dentro dos diversos setores da engenharia. Por meio desta disciplina o discente passa a entender o processo de criação de programas e as possibilidades que esse processo traz para o desenvolvimento tecnológico da área, pois compreende a lógica computacional, juntamente com uma linguagem de programação. Durante a monitoria, onde seria realizado atividades e acompanhamentos em sala de aula, vídeo aulas online e um laboratório para exercício e tira dúvidas dos discente, houve a suspensão das aulas por conta do vírus COVID-19 e foi necessária uma reestruturação das atividades em sala de aula e de monitoria, visto que, presencialmente não estava sendo permitido o ensino. Após o fechamento das atividades presenciais, pela circunstância inusitada, muitas dificuldades foram encontradas em relação a utilização de um sistema totalmente virtual para o ensino. Foi necessária a definição de medidas e meios para que todos tivessem acesso ao conteúdo virtual e definir ferramentas que fossem intuitivas e suficientes para o bom desenvolvimento do curso. Foi necessário adotar uma forma de reunir todos os alunos em uma sala virtual concomitantemente, de maneira estável e que necessitasse do mínimo de recurso disponível de um computador, telefone ou tablet para que ampliasse o alcance das aulas. Além disso, foi preciso encontrar uma ferramenta que permitisse ao docente, analisar o andamento da cadeira, e avaliar os discentes, para isso, tal ferramenta deveria ser capaz de armazenar as vídeo aulas, listar trabalhos e tarefas e recebê-los para que os monitores e o professor pudessem corrigir e garantir o a efetividade e o desenvolvimento da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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