A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PERANTE A INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA E AS SUAS REPERCUSSÕES.
Resumo
Dentre as várias adaptações que, no ano de 2020, foram obrigatoriamente implantadas, frente ao contexto da pandemia da COVID-19, o módulo de Semiologia Médica precisou alterar muito mais do que o meio de ministrar aulas, frente à sua característica prática e pautada em vivências em hospitais. O objetivo deste trabalho é evidenciar quais as principais dificuldades e o grau em que elas foram vivenciadas pelos monitores de Semiologia Médica do curso de Medicina, em meio ao período de mudança vivido. A metodologia foi pautada no uso de questionário para os 13 monitores de Semiologia Médica criado na plataforma Google Forms, com a utilização, em grande maioria, da escala Likert. Sobre o conhecimento prévio de meios para criar e ministrar aulas digitais, 18,2% não conheciam nenhuma plataforma e cerca de 45,5% dos monitores precisaram pesquisar antes para que pudessem criar o produto final. 100% dos monitores responderam que apresentaram pouca dificuldade em criar as aulas, mostrando que as plataformas têm uso acessível e que o prejuízo pode ocorrer pela falta de conhecimento dos meios. Perguntados acerca da repercussão que a mudança do calendário didático traria aos discentes do 4º semestre do curso de Medicina, os monitores julgam, em sua maioria (81,8%), que os alunos precisarão buscar, de forma individual, o aprimoramento na prática de exame clínico nos semestres posteriores e que as principais dificuldades serão vivenciadas com frequência, pois na disciplina de semiologia seria ensinado muito mais que práticas. Posto isso, conclui-se que mesmo frente a todas as dificuldades e mudanças trazidas pelo novo meio de lidar com a formação universitária, a maioria dos monitores conseguiu contornar os prejuízos aparentes, apesar da falta que a vivência da disciplina de Semiologia Médica fará aos discentes. Portanto, seria de grande valia a disseminação de conhecimento acerca de plataformas digitais para fabricação de aulas ainda no período de programas de iniciação à docência.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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