A UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO MÓDULO DE PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA PARA O CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Ricardo Sammuel Moura Lima
  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • Sarah Girão Alves
  • Luís Eduardo Matoso Vieira
  • Ana Beatriz Timbó de Oliveira
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

INTRODUÇÃO: Embora as avaliações somativas sejam instrumentos necessários, é consolidada na literatura a relevância das avaliações formativas, que permitem guiar o aprendizado, identificar potencialidades e deficiências e inspirar excelência. Com as limitações no ensino pela pandemia de COVID-19, a abordagem formativa tornou-se ainda mais importante, com possibilidade de aplicação por meio digital. OBJETIVO: Avaliar a utilização de questionário online como estratégia de avaliação formativa em Farmacologia Geral. METODOLOGIA: Estudo quantitativo transversal envolvendo alunos de Medicina do 2º período no módulo de Princípios de Farmacologia matriculados no semestre 2020.1. Em julho/2020, foi disponibilizado um questionário do Google Forms composto por 20 questões de múltipla escolha abordando os conteúdos da avaliação somativa (AS), com liberação imediata dos resultados e posterior disponibilização dos comentários das questões. Após finalização do semestre letivo, foi enviado formulário de percepção sobre a atividade, composto por 5 itens utilizando a escala Likert de 1 a 5 para avaliar a concordância dos participantes. Os dados foram tabulados no IBM SPSS e apresentados em médias, desvios padrão e frequências simples. RESULTADOS: 32 alunos concluíram completamente o questionário, com média de pontuação de 77,9% (±19,33). A média das questões tradicionais (76,4%) foi semelhante à das que envolviam casos clínicos (76,2%, p>0,05). Quanto ao formulário de percepção, foram obtidas 31 respostas, resultando em somatório médio de 24,4 (±0,99) do total de 25. 90,3% dos participantes concordaram totalmente com o potencial dos questionários como avaliação formativa. Todos os alunos concordaram integral (5) ou parcialmente (4) com os itens do formulário. CONCLUSÃO: Houve bom desempenho médio dos estudantes, de forma que a maioria concordou com o potencial formativo do questionário, bem como que este proporcionou auxílio na revisão dos conteúdos e segurança para realização da AS.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência