A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DE REVISÃO EM PLATAFORMA VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MICROBIOLOGIA

Autores

  • Jonatas da Silva Franco
  • Ana Beatriz de Araújo Cabral
  • Matheus Chaves
  • Cristiane Cunha Frota
  • Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante
  • Raimunda Samia Nogueira Brilhante

Resumo

INTRODUÇÃO: Algo de extrema relevância, com a pandemia em curso, é o uso de recursos digitais para atender à demanda de uma geração nativa digital. Com a expansão dos ambientes online, é possível e interessante que se aplique ambientes virtuais de aprendizagem ao funcionamento dos módulos e disciplinas na graduação. Ao contexto descrito associou-se uma técnica já empregada anteriormente: a Repetição Espaçada, ferramenta apontada como auxiliadora da consolidação de conteúdos, intervindo na curva de esquecimento natural. OBJETIVO: Aprimorar a aquisição e fixação de conhecimentos gerais de Microbiologia por estudantes da área da Saúde. METODOLOGIA: 04 dias após a ministração das aulas, o monitor enviava um pré-teste, um vídeo-revisão e, em seguida, um pós-teste. A partir daí, compararam-se as notas obtidas antes e depois das revisões. 48 estudantes de Enfermagem e Odontologia responderam aos questionários. Ao final, os estudantes também responderam sobre a aprovação ou não da metodologia. RESULTADOS: A média no pré-teste do tema 01 foi 7,3 pontos. Já nos pós-teste, subiu para 10 pontos. No tema 02, a média pré-revisão foi 8,2 pontos, elevando-se para 9,2 pontos. Já no tocante ao tema 03, a média em pré-teste ficou em 7,0 pontos e foi elevada para 9,6 pontos com a revisão. Ao final, os alunos ainda responderam duas questões objetivas: uma sobre a metodologia ter sido bem desenvolvida e aplicada e outra sobre a ferramenta ser útil em aprimorar o aprendizado e o desempenho nas avaliações. Ambas as perguntas obtiveram unanimidade na resposta “SIM”. CONCLUSÃO: A boa participação das turmas, além da unanimidade das respostas quanto à qualidade e à efetividade do método, revela que a aceitação foi excelente. Além disso, os aumentos consideráveis das notas médias entre os testes prévios à revisão e os testes posteriores evidenciam como a ferramenta, associada ao mecanismo de repetição espaçada, contribuiu para a consolidação do conhecimento dos temas em microbiologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência