A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO ASSÍNCRONO DE MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Samuel Santos Barbosa
  • Mayle Andrade Moreira
  • Rodrigo Fragoso de Andrade
  • Ana Carla Lima Nunes

Resumo

Introdução: A utilização de redes sociais como incremento do processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais comum nos dias atuais. A disseminação de temas acadêmicos é facilitada, uma vez que as plataformas são utilizadas pela maioria dos discentes. Objetivo: Descrever a experiência da utilização do Instagram como instrumento assíncrono de monitoria do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Gerontologia. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, da monitoria do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Gerontologia, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, no período de março a agosto de 2020. Os temas abordados nas postagens foram a avaliação, instrumentos de avaliação, testes funcionais e sarcopenia. O conteúdo foi pautado nas aulas teóricas e na literatura recomendada. As postagens, disponibilizadas no perfil do módulo, apresentavam os conteúdos de forma resumida e objetiva, abordando em tópicos os assuntos mais relevantes. Relato de experiência: O desenvolvimento e disponibilização das postagens para os discentes nos trouxeram uma alternativa diferente para ser utilizada como canal de comunicação. Essa experiência trouxe a possibilidade de explorar além de materiais como apostilas, gerando um processo criativo e construtivo de ensino. A principal dificuldade foi a frequência das publicações, uma vez que o momento inicial de distanciamento social era de adaptação diária de todos os módulos. A vivência prévia da disciplina e o suporte dos docentes facilitaram esse processo. Conclusão: A utilização do perfil do Instagram como instrumento assíncrono da monitoria foi uma solução para o momento desafiador, uma vez que não eram permitidas monitoria presenciais. Dessa forma, a produção desses conteúdos aproximou os monitores dos alunos e facilitou o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um suporte aos discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência