ABORDAGEM DO ACESSO ÀS MINORIAS EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: No contexto da qualidade de vida das pessoas com deficiência é essencial o progresso nas questões referentes ao acesso em saúde, nessa perspectiva o intercâmbio de saberes incluído na educação médica demonstra-se como uma ferramenta de desenvolvimento na reivindicação dessas evoluções tão necessárias. OBJETIVO: Relatar a experiência de atividade pedagógica com pessoas surdas no contexto do ensino à distância da Faculdade de Medicina (FAMED/UFC). (BRASIL, et al., 2017). METODOLOGIA: A abordagem do acesso das minorias sociais à saude é um dos temas da Disciplina de Assistência básica à Saúde (ABS 3). Nas circunstância implicadas pela pandemia da COVID-19, com as atividades de forma remota, a realização da aula intitulada “Minorias Sociais e Atenção à Saúde: vendo e ouvindo os “invisíveis””, mediada pelos docentes da disciplina, buscou alcançar esse objetivo. A atividade envolveu a participação de dois interpretes portadores de deficiência auditiva que relataram suas vivências. Foi sugerida a confecção de relatos escritos dos estudantes acerca da experiência por meio de portifólios e relatos de experiência. RESULTADOS: A atividade contou a participação de 77 estudantes. Os relatos indicam para a empatia pelas situações relatadas pelos intérpretes, o entendimento da importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o interesse em habilitar-se na mesma para melhor exercer a medicina. A atividade foi citada como propiciador de “despertar reflexivo” acerca da importância dessas questões no saber médico. A manutenção das câmeras ligadas colaborou com a ultrapassagem de barreiras criadas pelo meio digital. CONCLUSÃO: As atividades online propiciaram a primeiro momento uma dificuldade de romper as barreiras do digital. Entretanto, mesmo atividades desafiadoras como a realizada mostraram-se eficazes e valiosas na abordagem e transmissão de tais entendimentos, principalmente pelos meios dinâmicos, interativos e interpessoais.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.