ABORDAGEM DO CUIDADO E DO AUTOCUIDADO NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIALÓGICAS: A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA INTEGRATIVA EM ODONTOLOGIA
Resumo
A monitoria integrativa, estratégia assumida no Projeto de Iniciação à Docência/PRAE/UFC, se volta à interdisciplinaridade e à construção integrada do ensinar-aprender por referência à educação dialógica. O cenário da pandemia COVID 19 desafiou os participantes, reunidos em grupo cooperativo, para realizar trabalho em modo remoto. Trata-se de relato da experiência, tomando como objeto a trilogia Cuidado-Saúde-Educação com transversalidade na Promoção da Saúde. Como situação-problema, o controle das doenças bucais de maior prevalência, a cárie e a doença periodontal, abordada com estudantes de primeiro semestre da graduação, com pauta na autonomia dos sujeitos no cuidado com o outro e no autocuidado. O grupo facilitador constou de 9 (nove) participantes com estudantes de semestres mais avançados e docente da disciplina. A metodologia contemplou os conhecimentos prévios e práticas dos envolvidos com relatos quasi simulados no grupo facilitador, como parte de oficina de planejamento e, a aplicação de formulário online com os estudantes. Os resultados propiciaram o perfil socioeconômico, estilos de vida e cuidados com a saúde. Foram compartilhados com o grupo com garantia do anonimato de modo a não se expor questões pessoais. Os participantes foram estimulados a produzir planos de cuidado. Destacou-se a adesão às atividades, seja no grupo ampliado com abertura ao diálogo com produção de 32 planos de autocuidado, seja em 6 grupos tutoriais, com 6 planos de cuidado com o outro (pacientes e grupos etários ou institucionais priorizados). Em aberto, a possibilidade afirmada quanto à continuidade do trabalho, em perspectiva extracurricular ou de curricularização de ações de extensão, para acompanhar e responder questões de pesquisa sobre a operacionalização dos planos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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