ACESSIBILIDADE NO ENSINO A DISTÂNCIA DA DISCIPLINA DE RECURSOS MINERAIS DO MAR

Autores

  • Leticia Costa da Cruz Sampaio
  • Débora da Silva Gordiano
  • Abraão Ferreira Monteiro Andrade
  • Lidriana de Souza Pinheiro

Resumo

Recursos Minerais do Mar é uma disciplina optativa de formação profissional com objetivo de apresentar o mar como uma fonte de recursos minerais, suas classificações, apresentar os minerais da plataforma continental e do mar profundo, métodos de investigação, programas e projetos nacionais e internacionais, aspectos jurídicos da mineração marinha e da ZEE. Apresenta uma carga horária de 64 horas, sendo 32 horas de conteúdo teórico e 32 horas de prático. No dia 16 de março as aulas presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia do Coronavírus e a disciplina foi lecionada a distância, utilizando a metodologia EAD. Ademais, havia a presença de estudante diagnosticado com deficiência que repercute na dificuldade de aprendizagem, o que requereu a discussão de estratégias que contemplassem simultaneamente a adaptação das atividades remotas para as aulas e o acompanhamento do processo de aprendizagem. A partir disso, elaborou-se uma estratégia de aprendizado para o aluno, sendo criado um grupo no aplicativo Whatsapp, um dos meios mais eficazes para a criação de sinergias, com a participação das duas monitoras e do aluno, onde foram organizados dois encontros semanais para o auxiliar com maior atenção na realização de atividades e com orientações de estudo. A atividade de monitoria utilizou como base os textos recomendados pela professora para leitura e compreensão do conteúdo, sendo realizados, a partir deles, debates sobre a matéria explicada em aula, os quais o auxiliaram para fazer os questionários passados. O aluno se mostrou bastante interessado em aprender e realizar as atividades, sua nota final e frequência foram boas, sendo ele um dos estudantes mais assíduos na disciplina, embora tenha apresentado uma dificuldade em gerar suas próprias conclusões. Era possível auxiliá-lo com o diálogo e condução de ações para que ele construísse as estratégias de aprendizagem em um cenário atípico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência