ACOMPANHAMENTO DE DISCENTES DURANTE O PERÍODO DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Andreia Mariana dos Santos Rodrigues
  • Mirian Cristina Gomes Costa

Resumo

O ensino a distância marcou a educação em 2020 devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. Nesse cenário, foi necessário reorganizar atividades didáticas e as formas para seu acompanhamento. Na disciplina de Manejo e Conservação do Solo e da Água, a participação dos discentes foi avaliada por meio dos acessos às aulas (de forma síncrona e assíncrona), realização de avaliações e de atividades complementares. O cumprimento dessas atividades foi acompanhado, por meio de planilha no Excel, em que o acesso às aulas e a realização de atividades (perguntas rápidas, trabalhos e elaboração de vídeo) e avaliações foram registrados para cada aluno. A análise dos resultados mostrou que a turma composta por 30 alunos finalizou o primeiro semestre remoto com participação geral de 87%. Cerca de 91% das atividades propostas durante a disciplina foram entregues pelos alunos, mas a elaboração de vídeo foi a atividade que teve menor participação discente, provavelmente por exigir o uso de habilidades digitais às quais os alunos ainda não estavam familiarizados. As duas provas realizadas foram entregues dentro de prazo pré-estabelecido de uma semana, fechando com 100% de participação. A turma, mesmo diante da situação atípica, interagiu de forma positiva na disciplina, apresentando participação expressiva nas atividades propostas. Contribuíram para esses resultados a organização do conteúdo nas plataformas de ensino digital (Google Classroom e SIGAA), permitindo melhor visualização pelo estudante; a flexibilidade de prazos e horários, conferindo mais tempo para o aluno finalizar as atividades, e até mesmo a facilidade de acesso aos conteúdos nos ambientes online.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência