ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA BASES NEUROFISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO PARA O FORMATO ASSÍNCRONO

Autores

  • Beatriz Pinheiro Moreira
  • Sandy Brena Cardozo de Almeida
  • Liana Rosa Elias

Resumo

Devido ao contexto de 2020, foram necessárias mudanças nas metodologias de ensino, em especial a realização da transição rápida e eficaz para o formato ensino remoto, e preferencialmente assíncrono, haja vista as dificuldades de acesso do corpo discente para participação síncrona. Nesse ínterim, a disciplina de Bases Neurofisiológicas do Comportamento Humano reformulou suas estratégias de ensino-aprendizagem e, especialmente, suas medidas avaliativas. A plataforma digital utilizada foi o Google Classroom, onde disponibilizamos todos os materiais de ensino e atividades. Ademais, o Google Meets também foi uma ferramenta empregada para momentos de orientação. Todos os encontros síncronos foram gravados e posteriormente disponibilizados para que os alunos pudessem acessá-los em momentos mais adequados às suas realidades. A disciplina foi dividida em três módulos, nos quais os conteúdos foram passados por variados meios, como vídeos, textos e áudios; não obstante, nenhum assunto novo foi apresentado de forma síncrona. No que tange às formas de avaliação dos estudantes, os destaques foram os FlashCards e os mapas mentais, que funcionaram como estratégia de apreensão de conteúdos de forma processual ao longo dos conteúdos. Para estimular a compreensão analítica e produção textual crítico-reflexiva, um trabalho escrito com análise de artigo científico a partir dos conteúdos da disciplina também compôs a avaliação. Outro mecanismo utilizado para promover o engajamento dos alunos foram os fóruns, onde havia perguntas norteadoras, para verificar se o conteúdo estava sendo assimilado. Portanto, diante dos métodos utilizados, constata-se que a adaptação da disciplina para o formato assíncrono foi realizada com sucesso, tendo em vista que o aproveitamento dos estudantes foi satisfatório, pois a média da turma foi 9.66. Em suma, o processo ensino-aprendizagem pôde ser efetuado de diversas formas e o uso de ferramentas tecnológicas foi bem sucedido. Agradecemos à CAD UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência