ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA PARA O ENSINO REMOTO.

Autores

  • Igor Pinheiro Prata
  • Gabriel da Silva Pinto
  • Ruth Pastôra Saraiva Leão
  • Raimundo Furtado Sampaio

Resumo

Diante do cenário imposto pela pandemia da COVID-19, os professores buscaram se capacitar e adotar novas metodologias de ensino e usar novas ferramentas tradicionalmente usadas no ensino a distância. Nesse contexto, a adaptação da Disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência (PSE) para o ensino remoto que envolveu as seguintes etapas: adequação do conteúdo da disciplina para a modalidade das aulas síncronas e assíncronas, planejamento e elaboração de vídeo aulas, elaboração e aplicação de atividades, no google forms e o google docs, após cada unidade ministrada e a elaboração de uma proposta de E-BOOK para aplicação da metodologia de ensino ativo baseada Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) na condução do projeto final da disciplina PSE. O objetivo desse trabalho é apresentar a proposta de E-BOOK concebido para aplicação de ABP na disciplina PSE e o resultado da sua aplicação durante o semestre de 2020.1. ABP é um processo de aprendizagem individual e coletivo, portanto social, em que o professor insere os alunos no aprofundamento de um determinado conhecimento e na construção de novas habilidade como: pesquisa, comunicação e capacidade de colaboração e interação em grupo. O E-BOOK proposto contém as etapas necessárias para a elaboração dos estudos das proteções. Na primeira etapa estão os procedimentos para uso dos softwares EasyPower e MathCAD e na sequência as instruções para os dimensionamentos dos equipamentos e cálculos dos ajustes das proteções. O projeto foi dividido em cinco etapas em que quatro eram obrigatórias e uma era opcional. Em cada etapa foi definida uma data de apresentação, na qual as equipes eram avaliadas. Durante cada etapa havia acompanhamento do monitor e do professor, e dependendo do progresso dos alunos a datas de apresentação poderiam ser adiadas, pois só haveria avanço quando todas as equipes possuíssem conhecimento suficiente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência