ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO MÓDULO DE PEDIATRIA DURANTE MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thais Maria Lopes de Sousa
  • Guilherme Fontes Dantas Nunes
  • Raabe de Jesus Souza
  • Christiane Araujo Chaves Leite

Resumo

As atividades de monitoria de Pediatria haviam sido idealizadas, no início do ano de 2020, a partir de estratégias de metodologia ativa, tendo sido eleito o modelo de discussões promovidas entre alunos e monitores, as quais seriam realizadas nos horários vagos do módulo. Estas conferências seriam baseadas em casos clínicos sobre temas pouco abordados no cronograma da disciplina. O caso seria responsabilidade de cada monitor, com independência para aplicação do método em sala de aula. Com 3 discentes no cargo de Iniciação à docência, foi-se planejado 1 atividade para cada, totalizando 3 eventos ao longo do bimestre. Contudo, com o isolamento social pela pandemia, fez-se inevitável a reorganização das atividades. Baseado em reuniões com a coordenadora do programa e os alunos monitores, programou-se uma base de material online e prático com o objetivo de guiar e auxiliar o aprendizado durante o módulo de Pediatria. Continha neste planejamento: Disponibilização de um Drive com material didático, resumos, livros e questões; Elaboração de um roteiro de anamnese/exame físico voltado para pediatria; Fabricação de casos clínicos sobre os temas da disciplina com o intuito dos professores o usarem para promoção de discussão, com suas respectivas sub turmas, nos horários antes voltados às aulas práticas; Tiragem de dúvidas pelo grupo em mídias sociais; Criação de aulas de revisão dos 3 temas mais votados pela turma por meio de um Formulário Google. Foi disponibilizado um pré-teste com questões de cada um dos temas três dias antes da liberação das aulas. Estes eram vídeos gravados pelos monitores, os quais usavam slides com as questões, correções e comentários para revisar e sinalizar os aspectos mais importantes do conteúdo. Com duração média de 30 minutos, todos eram disponibilizados na plataforma do Youtube e os alunos tinham acesso livre. O feedback recebido foi positivo pois tornou-se uma forma prática e facilmente disponível de visualização dos assuntos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência