ADAPTAÇÃO DAS AULAS DE MONITORIAS PRESENCIAIS PARA AULAS SÍNCRONAS A DISTANCIA

Autores

  • Amanda Guilhermino Aragao
  • Hillary Bastos Vasconcelos
  • Michell Angelo Marques Araujo

Resumo

INTRODUÇÃO: Com a pandemia do novo coronavírus houve a necessidade de isolamento social como tentativa de evitar a disseminação do vírus SARS-COV 2. As aulas presenciais foram suspensas, ocasionando uma readaptação das atividades, agora remotas, unindo educação e tecnologia. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicas de Enfermagem inseridas no Programa de Iniciação à Docência da disciplina de Antropologia Filosófica de uma universidade pública do Ceará. METODOLOGIA: Foram realizadas aulas síncronas via videoconferência semanalmente, no aplicativo Google Meet, com tempo médio de 40 minutos, para resolução de dúvidas dos alunos acerca dos conteúdos ministrados e atividades propostas pelo professor da disciplina, complementados por plantões tira dúvidas por meio de um aplicativo de mensagem, no qual eram sanadas dúvidas remanescentes da disciplina. RESULTADOS: Os alunos que participaram das monitorias relataram estarem satisfeitos com o modelo de videoconferências síncronas, e que estas contribuíram efetivamente para o conhecimento durante a disciplina. A realização das monitorias síncronas se mostraram eficazes pela perspectiva exposta dos alunos, uma vez que foram feitas críticas positivas e sugeridos pontos a se melhorar, sendo a principal queixa, uma maneira da universidade facilitar o acesso dos alunos, para aqueles que não possuíam infraestrutura necessária para participar das aulas. CONCLUSÃO: Contudo houve uma maior interação entre monitores e alunos, além da possível flexibilização do horário em comparação às atividades presenciais, sendo assim uma alternativa viável para a continuação do modelo remoto mesmo com o retorno total das atividades presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência