ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO E A ELABORAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE

Autores

  • JoÃo Pedro Crispim Menezes
  • Aura Celeste Santana Cunha

Resumo

Foi desafiador ajustar as atividades das disciplinas de Espaço e Forma 1 e 2 do curso de Design ao contexto da educação a distância, por terem uma grande carga de conteúdo prático e produção de ateliê. Um desafio que se tornou ainda maior com a presença de dois alunos surdos, os primeiros que o curso recebeu. Então os objetivos eram adaptar os materiais e os processos das atividades ao contexto do ensino remoto, e a construção de um material instrucional, acessível e didático a todos os alunos do curso. As aulas de ateliê são essenciais para a fixação do conteúdo da disciplina. A criação de modelos e protótipos significa a concretização do entendimento básico de forma, composição e espaço para os alunos, além de funcionar como avaliação. Porém, no contexto do ensino remoto, essas atividades tiveram que ser adaptadas, envolvendo, por exemplo, a substituição composições físicas, por jogos e softwares de modelagem 3D e o estudo de novos materiais e técnicas de construção para atividades mais complexas, levando em consideração o acesso, dos alunos, aos materiais e as tecnologias. Já o material instrucional, inspirado no conceito do “DIY” (faça você mesmo), foi produzido em formato de tutorial, gravado por vídeo e com o uso de legenda e sinalética, funcionando como ferramenta para instruir os alunos na confecção das atividades, possibilitando uma visão clara das técnicas construtivas. A realização de monitorias remotas e a criação de um grupo em aplicativo de troca de mensagens, com o objetivo de tirar dúvidas, contribuíram, também, para esses entendimentos. Houve muitas dificuldades durante o semestre. Porém, apesar da falta das experiências trocadas no ambiente acadêmico, além de alguns problemas pontuais, dentro do que estava ao nosso alcance, conseguimos manter a qualidade dos conteúdos, e dentro do possível, as atividades práticas também, para que os alunos compreendessem, da melhor forma possível, o propósito da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência