ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E APREDIZAGEM PARA A DISCIPLINA DE ÉTICA E PSICOLOGIA.

Autores

  • Tais Sousa dos Santos
  • Mariana Tavares Cavalcanti Liberato

Resumo

A pandemia da covid-19, além dos impactos causados diretamente à saúde e dispositivos de atendimento, repercutiu em diversos âmbitos como o econômico, político e educacional. Professores e alunos tiveram que se adaptar a novas formas de ensino e aprendizagem em um curto período de tempo. A disciplina de Ética e Psicologia, do curso de Psicologia, aconteceu remotamente de modo integral. Seguindo o que foi acordado pelo Departamento, a carga horária foi dividida em encontros síncronos e assíncronos. A metodologia antes utilizada contemplava: explanação dialogada do conteúdo básico, visita a instituições, aulas com convidados, e tinha como recursos filmes, estudos de casos e trabalhos em grupo. Considerando os diferentes contextos, foram realizadas algumas adaptações. Fatores como: condições de acesso à internet e saúde física e mental foram levados em consideração antes e durante o processo. A nova metodologia utilizou episódios de podcast como recurso para a explanação do conteúdo base e, antes da disponibilização, uma revisão de conteúdo era realizada pela monitora. A discussão do conteúdo do podcast e do material textual aconteceu em uma sala de aula virtual do Google Classroom, por meio de perguntas disparadoras. Esses dois recursos fizeram parte do modo assíncrono da disciplina. O modo síncrono contou com a participação de professores e profissionais convidados, como professores do Departamento de Psicologia e profissionais do Conselho Regional de Psicologia. Também foi realizado estudo de casos com a disponibilização prévia do material e discussão síncrona posterior. Surgiram alguns imprevistos e novas adaptações foram sendo realizadas, como a disponibilização da gravação de encontros síncronos, ampliações de perguntas disparadoras para temáticas e criação de espaços para sanar dúvidas. O diálogo entre professor, monitora e discentes foi muito importante para a construção da nova metodologia e realização dos ajustes necessários durante sua execução.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência