ADAPTAÇÃO DO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES NO CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA
Resumo
Devido ao cenário atual que o mundo se encontra, foi preciso adaptar a forma que nós, seres humanos, vivemos e convivemos, sendo no trabalho, nas relações, no lazer e até mesmo no ensino. Foi preciso modificar a tradicional forma de ensino a qual estamos acostumados e o desafio era fazer com que os alunos além de não desistirem da disciplina, pudessem realmente aprender e absorver o conteúdo em um contexto totalmente novo. O objetivo foi adaptar o ensino da disciplina de redes de computadores no contexto da pandemia, as práticas de laboratório e aulas presenciais foram modificadas para forma online e nesse quesito entramos em outro problema, os alunos que não possuíam acesso a internet, ou mesmo não possuíam um computador de uso pessoal. Com isso montamos um plano de ensino, que era voltado a suprir esses possíveis desafios, realizando as aulas síncronas e assíncronas nas plataformas Google Meet e Google Classroom, caso o aluno não dispusesse de internet no momento da aula, a mesma seria gravada onde o estudante poderia assisti-la em um outro momento. As práticas laboratoriais foram realizadas em duplas utilizando ferramentas gratuitas, como Cisco Packet Tracer e Wireshark, buscando ajudar possíveis alunos que não possuíam computador, dessa forma eles poderiam participar na realização da prática e principalmente poderiam assimilar o conteúdo, era preciso a entrega de relatórios sobre essas práticas, com esses meios nós podemos avaliar e entender o grau de aprendizado do aluno. Todavia, pontos positivos puderam ser observados, desde a flexibilização do ensino que foi benéfica tanto a professores, monitores e alunos , agregação de valor sobre a utilização de novas ferramentas e novos métodos de ensino, além de podermos observar que não houve supressão da disciplina por parte dos estudantes, e principalmente recebendo feedbacks positivos dos próprios alunos com relação a organização e forma que foi ministrada a disciplina na forma de ensino a distância.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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