ADAPTAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO FRENTE ÀS LIMITAÇÕES DO ISOLAMENTO EM DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

Autores

  • Vinicius Feijao de Meneses
  • Jose Belo Torres

Resumo

O presente resumo foi elaborado a partir das experiências adquiridas durante o PID, com o objetivo de desenvolver um modelo de aula que consiga mitigar ao máximo os empecilhos provocados pelo isolamento devido ao Corona Vírus, analisando a mudança do modelo presencial para o modelo à distância, tendo em vista a monitoria prestada na cadeira. Com isso, é comentado sobre a adaptação que ocorreu para ministrar as aulas no modelo remoto. Com a volta às atividades, foi feita uma pesquisa com alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que já vivenciavam este modelo e, com isso, foi encontrada a técnica de aula invertida, também conhecida como flipped classroom. Este consiste no estudo prévio sobre o assunto por meio de videoaulas, pesquisas, slides etc. Após isso, na aula propriamente dita, o conteúdo é aprofundado e discutido, consequentemente resolvendo as dúvidas dos alunos durante o estudo introdutório. Esta técnica possui diversos benefícios, dentre eles: desenvolvimento das habilidades, protagonismo do aluno, otimização de tempo, melhor desempenho e debates mais desenvolvidos. No final, foi percebido um grande aproveitamento na cadeira de Cálculo Numérico, tendo em vista a maior participação dos alunos, o maior aproveitamento do tempo, o pequeno número de alunos que precisaram fazer Avaliação Final (AF) (14,1%) e o pequeno número de reprovações (12,5%) em comparação a semestres anteriores. Conclui-se que diversos foram os empecilhos para a aplicação das aula durante este momento de pandemia, mas devido à tecnologia e a capacidade de adaptação dos alunos, pode-se dizer que houve certo aproveitamento dos estudos tendo em vista todo o panorama e, com isso, abre-se um espaço maior para que os professores comecem a usar o ensino híbrido para tornar as aulas mais dinâmicas e facilitar certos limitantes do modelo tradicional de ensino, abrindo margem para novas abordagens e, portanto, novos ganhos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência