ADAPTAÇÕES DAS DISCIPLINAS DE POLUIÇÃO DE AMBIENTES AQUÁTICOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES AO ENSINO REMOTO

Autores

  • Francisca Cintia Silva do Nascimento
  • Michael Barbosa Viana

Resumo

As disciplinas de Poluição de Ambientes Aquáticos (PAA) e Tratamento de Efluentes Líquidos (TEL) são integrantes da matriz curricular obrigatória do curso de graduação em Ciências Ambientais, as quais possuem conteúdos programáticos complementares, com caráter teórico-prático. Ao longo da disciplina de PAA, em decorrência da pandemia da COVID-19, a metodologia de ensino e o cronograma tiveram que ser adaptados. As aulas teóricas, antes ministradas presencialmente, passaram a ser disponibilizadas via SIGAA, no formato assíncrono, por meio de vídeos e arquivos relacionados. No primeiro momento houve um total de 60% de supressão. Entretanto, após a publicação do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), 27,7% dos alunos que suprimiram PAA optaram por reinicia-la. Ao final da disciplina, a turma fechou com 17 alunos, o equivalente a 56,6% do número inicial de matrículas para 2020.1. A bolsista auxiliou efetivamente no plano de retomada da disciplina e também foram criadas listas de exercícios, trabalhos, assim como o manual de análises físicas e químicas proposta para as aulas práticas de laboratório. O índice de aprovação aumentou em 10% em relação à 2019.1, bem como o número de acessos à turma virtual, que era, em média, 35,7 em 2019.1, e passou a 57,2 em 2020.1. O número de arquivos baixados via SIGAA passou de uma média de 36,91 em 2019.1 para 44,46 em 2020.1. A experiência vivida pela bolsista na disciplina de PAA facilitará o desenvolvimento das atividades propostas na disciplina de TEL. Até o momento, foi possível observar que a atividade da bolsista ajudou a: i) sanar eficientemente dúvidas dos alunos relativas aos conteúdos; ii) aumentar a nota média em 10%; iii) elevar o índice de aprovação dos alunos de 90% para 100%; e iv) intermediar o contato do professor com os alunos durante o período de pandemia. O PID se mostrou uma ferramenta fundamental na melhoria do processo de ensino aprendizagem para as disciplinas de PAA e TEL.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência