ADAPTAÇÕES DE DISCIPLINA TEÓRICO-PRÁTICA EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL - CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE DOCENTE E DISCENTE

Autores

  • Gisleyne de Lima Pinheiro
  • Marcela de Castro Ferracioli

Resumo

A pandemia de Covid-19 causou grandes mudanças no mundo. Na educação, um exemplo de mudança foi a troca de aulas presenciais por ensino remoto. Diante dessas novas condições, foi exigido das instituições e seus integrantes a adoção de ferramentas virtuais e readaptações de metodologias. Tratando-se de cursos que possuem estrutura teórica-prática, os desafios se intensificaram pela impossibilidade das práticas, trazendo assim uma notabilidade às estratégias que busquem minimizar os efeitos desfavoráveis. O presente trabalho tem como objetivo trazer exemplificações das readaptações organizacional e educacional de uma disciplina teórico-prática que ocorreu em período de distanciamento social. Além de buscar emergir reflexões com a elucidação do papel do profissional docente e do discente bolsista de um programa de monitoria na procura por manter o processo de ensino-aprendizagem efetivo dentro do ensino à distância. Em formato de relato de experiência, apresentam-se as estratégias adotas nas disciplinas de Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora (Educação Física) durante o primeiro semestre letivo de 2020 e em período de reposição de aulas/conteúdos. Essas estratégias foram dispostas em três tópicos: Adaptação, Organização e Ampliação. Dos resultados obtidos, temos estratégias de adaptações como aulas virtuais, gravações e reuniões. Dentre as estratégias organizacionais, ressaltam-se aumentos de prazos e mudanças de cronograma. Nas ampliações, há adoção de plataforma de apoio para auxílio de dúvidas e envio de feedbacks. Conclui-se que há uma necessidade de inovar o processo de ensino-aprendizagem em período de distanciamento social, mais criticamente quando se há uma estruturação prática no curso. As ferramentas utilizadas para a garantia de um semestre letivo nessas condições são diversas, muitas sendo institucionais, mas a relação entre docente e discente pode aumentar as possibilidades de resultados positivos dentro de contextos mais delicados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência