ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RETRATO DA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE NEFROLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO Com o advento da pandemia, ficou-se notório a necessidade de metodologias alternativas às aulas teóricas convencionais no intuito de estimular a busca ao aprendizado e de consolidar conhecimentos adquiridos pela leitura de livros-textos. Nesse contexto, o papel do monitor teve que se adequar, pois tradicionalmente, administrava aulas teóricas presenciais. OBJETIVOS - Avaliar a percepção de um grupo de alunos sob orientação de um mesmo monitor no que tange a diferentes metodologias de ensino empregadas antes e durante a pandemia. METODOLOGIA - 08 alunos do 06º semestre cursando a disciplina de Nefrologia. - Foi enviado um questionário via Google Formulários, contendo 05 perguntas, cada uma tratando-se de uma metodologia diferente. Os alunos puderam marcar de 0 a 5 sobre suas percepções acerca da metodologia, sendo 0 correspondente a “Ruim e espero que não se repita no módulo de Nefrologia”, 1 a “Ruim”, 2 a “Indiferente”, 3 a “Interessante, porém não quero que se repita no módulo de Nefrologia), 4 a “Gostei bastante e espero que se repita no módulo de Nefrologia” e 5 a “Gostei bastante e espero que se reproduza tal metodologia em outros módulos da FAMED-UFC”. Os métodos de ensino avaliados foram: 1.Questões de residência médica, Upload de Artigos científicos, Aula teórica presencial, Aula síncrona de Distúrbios ácido-base via Google, Upload de vídeos do sistema renal via Google drive. RESULTADO - Quanto à questões diárias, 50% responderam 5 e 50% responderam 4. Quanto ao upload de artigos científicos, 60% responderam 5, 30% responderam 2 e 10% responderam 3. Quanto à aula presencial, 37,5% responderam 5 e 62,5% responderam 4. Quanto à aula síncrona, 75% responderam 5 e 25% responderam 4, fato que se inverteu em upload de vídeos - 25% e 75% respectivamente. CONCLUSÃO - Ficou evidente que tais métodos alternativos devem ser continuados e adicionados ao papel do monitor mesmo quando a situação de saúde retornar ao normal.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.